Blog sobre Arqueologia no vale do rio Itapocu. Criado com a finalidade de estudar e preservar o material arqueológico existente na região que abrange todo o vale do rio Itapocu, incluíndo a catalogação e conservação de acervos particulares e sítios arqueológicos ainda existentes (cerâmico, lítico, abrigo sob rocha, etc...). Todas as peças fotografadas neste blog (não foram usados escalas), são em sua maioria oríundas de descobertas aleatórias e fortuitas de seus detentores. Com este trabalho, se pretende criar em breve um Museu de Arqueologia do Vale do Itapocu pra preservar a história dos primeiros habitantes da nossa região (Homem do Sambaqui, Itararés e Guaranis). A comercialização de qualquer material arqueológico no Brasil caracteriza crime previsto em lei. Esta pesquisa será incluída no documentário e livro: Redescobrindo o Itapocu.

Observações: O idealizador deste blog e sua pesquisa sobre arqueologia não tem vínculos com órgãos públicos reguladores e fiscalizadores (FUNAI, IPHAN), instituições acadêmicas e também não participa de qualquer grupo ativista e político indigenista!

Legislação sobre arqueologia no Brasil clique aqui.

Visite tambem o blog:
Caminho do Peabiru - Ramal Santa Catarina

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no colegiado de cultura da AMVALI.

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no novo colegiado de cultura da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) no último dia 04 de abril de 2017. Link de acesso a matéria na imagem da foto.

Programa Cidade em Ação (06/07/2016) - TV Cidade de Joinville / SC.

Redescobrindo o Itapocu - Documentário Completo

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sítio lítico e acervo particular do Sr. Abraão na localidade de Osvaldo Amaral em Corupá - SC.


Datação do local e das peças: Desconhecida

Tradição: Guarani

Este acervo particular se encontra com o Sr. Abraão que mora na localidade do Osvaldo Amaral em Corupá - SC. Na sua propriedade, foram encontradas algumas pontas de flecha feitas de granito e quartzo (uma pequena ponta de flecha em especial tem a transparência de um cristal) e um cachimbo feito de argila em formato octogonal conhecido na língua tupi guarani como "Petynguá". No local, se encontra sem dificuldades pedras maciças de quartzo para a confecção da maioria das pontas de flecha que foram encontradas cerca de 200 metros acima de sua propriedade, sendo que algumas delas foram localizadas numa roça e o restante num poço que seria uma espécie de armadilha natural pra caçar e abater animais terrestres. O cachimbo de argila (Petynguá) foi encontrado aproximadamente 25 anos atrás pelo seu Abraão no outro lado da sua propriedade (dividida pela estrada municipal de Osvaldo Amaral), cerca de 20 metros acima no morro por onde passa a estrada de ferro e a 30 metros acima do lado direito do rio Humboldt (um dos dois principais afluentes que forma o rio Itapocu), sendo que no mesmo local foram encontrados alguns fragmentos de cerâmica onde existe atualmente o cultivo de centenas de pés de banana. Coincidência ou não, o local onde foram encontrados as pontas de flecha e o cachimbo de argila, coincide na melhor topografia do vale do rio Itapocu com o provável itinerário do caminho do Peabiru no início da subida da serra do mar na cidade de Corupá - SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário