Blog sobre Arqueologia no vale do rio Itapocu. Criado com a finalidade de estudar e preservar o material arqueológico existente na região que abrange todo o vale do rio Itapocu, incluíndo a catalogação e conservação de acervos particulares e sítios arqueológicos ainda existentes (cerâmico, lítico, abrigo sob rocha, etc...). Todas as peças fotografadas neste blog (não foram usados escalas), são em sua maioria oríundas de descobertas aleatórias e fortuitas de seus detentores. Com este trabalho, se pretende criar em breve um Museu de Arqueologia do Vale do Itapocu pra preservar a história dos primeiros habitantes da nossa região (Homem do Sambaqui, Itararés e Guaranis). A comercialização de qualquer material arqueológico no Brasil caracteriza crime previsto em lei. Esta pesquisa será incluída no documentário e livro: Redescobrindo o Itapocu.

Observações: O idealizador deste blog e sua pesquisa sobre arqueologia não tem vínculos com órgãos públicos reguladores e fiscalizadores (FUNAI, IPHAN), instituições acadêmicas e também não participa de qualquer grupo ativista e político indigenista!

Legislação sobre arqueologia no Brasil clique aqui.

Visite tambem o blog:
Caminho do Peabiru - Ramal Santa Catarina

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no colegiado de cultura da AMVALI.

Proposta da criação de um Museu de Arqueologia do vale do Itapocu no novo colegiado de cultura da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) no último dia 04 de abril de 2017. Link de acesso a matéria na imagem da foto.

Programa Cidade em Ação (06/07/2016) - TV Cidade de Joinville / SC.

Redescobrindo o Itapocu - Documentário Completo

sábado, 1 de dezembro de 2012

Acervo particular do Sr. Faustino em Jaraguá do Sul - SC.


Datação das peças: Desconhecida

Tradição: Itararé

Este pequeno acervo particular se encontra com o Sr. Faustino que mora na localidade de Santa Luzia em Jaraguá do Sul - SC. O mesmo adquiriu estas peças através com extração de areia nos rios da região na qual trabalhava. Dentre as peças se encontra em destaque uma raridade arqueológica que é uma machado de pedra de arenito onde foram trabalhados sulcos ou pequenos cavacos nas bordas. Esta peça foi encontrada por ele durante a extração de areia no rio Itapocu na localidade de Guamiranga em Guaramirim - SC. Outra peça lítica (que não soube me apontar qual), o mesmo encontrou no rio Itapocuzinho (afluente do rio Itapocu), de onde existia alí próximo de sua casa um sítio cerâmico, mas que a cultura do arroz acabou destruíndo o que restava de fragmentos de cerâmica que existia no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário